´´Os primeiros implementos agrícolas eram instrumentos rudimentares, feitos de pedra, madeira, chifre ou osso. Alguns restos encontrados em sítios arqueológicos do neolítico, mostram que os primitivos lavradores europeus usavam enxadões de pedra com cabos de madeira, enquanto os pré-colombianos serviam-se de um pau comprido acabado em ponta para enterrar os grãos de milho.
Os tratores mais modernos são munidos de um sistema hidráulico por meio do qual o operador realiza tarefas pesadas, como deslocar grandes volumes e separar, por sopro, a palha das sementes. Alguns tratamentos especiais do solo podem ser feitos por máquinas acionadas por trator. O aplainamento do terreno requer o uso de rolos cilíndricos, e o roçado em solo pedregoso exige o emprego do escarificador, máquina de forma similar à de um grande ancinho.
Outras máquinas se destinam a recolher a forragem ou a colheita e prensá-la em fardos ou amarrá-la em feixes. São as enfardadeiras ou empacotadoras. As batedeiras de cereais malham automaticamente os grãos para livrá-los dos invólucros, abanam a palha e ensacam esses grãos. Há ainda artefatos para triturar a forragem a ser consumida pelos rebanhos; e lançadoras de fertilizantes, adaptáveis ao armazenamento da colheita em silos.
As colheitadeiras efetuam ao mesmo tempo diversas operações. Além de ceifar e recolher os vegetais, separam e ensacam os grãos. Para a colheita de algumas espécies de tubérculos, como a beterraba, a batata e a batata-doce, usam-se colheitadeiras capazes de cortar os talos das plantas e decepar-lhes as raízes.´´ fonte:http://emdiv.org/pt/mundo/tecnologia/1898-tecnologia-dos-implementos-agricolas.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário